QUE DOIDEIRA É ESSA??? 13% DOS ELEITORES DE BOLSONARO PODEM VOTAR EM LULA

Jair Bolsonaro recebido por partidários em Belém (PA) – Foto: Antônio Cícero/Photopress/Estadão

Matéria publicada neste domingo (22/10) pelo O Globo informa que 6% dos eleitores do ex-presidente Lula têm o deputado Jair Bolsonaro como segunda opção de voto nas eleições presidenciais de 2018.

E, pasmem!, no sentido contrário, 13% dos eleitores de Bolsonaro afirmam que votariam em Lula.

Considerando que a grande maioria do eleitorado de Lula é formado hoje por pessoas menos escolarizadas e de baixa renda, até dá para entender um certo grau de despolitização desses 6% de eleitores.

Já em relação a Bolsonaro, a situação é inversa. Seu apoio vem das faixas de renda mais alta e dos mais escolarizados. Portanto, é totalmente contraditório o comportamento desses 13% de eleitores que pretendem votar em Lula, que é duramente criticado por Bolsonaro e sua militância nas redes sociais.

De acordo com o diretor-geral do Datafolha (instituto que apontou essa tendência eleitoral), Mauro Paulino, esses eleitores não estão preocupados com ideologias políticas:

— Existem eleitores que, diante do cenário de muita corrupção, crise econômica, se tornam mais pragmáticos. Vão olhar aquele que vai resolver a situação de forma como ele entende mais rápida e eficiente, independentemente da corrente política — analisa.

Concordo que, no Brasil, o voto, em determinadas circunstâncias, é mais pragmático que ideológico. Para mim, o absurdo é uma pessoa esclarecida pensar em votar ainda em Lula, que é considerado o ex-presidente mais corrupto que este país já teve em todos os tempos, e que elegeu uma senhora totalmente incompetente que promoveu a maior recessão econômica da história do país, desempregando mais de 14 milhões de trabalhadores.

Sinceramente, não dá para entender esses eleitores “esclarecidos” e “antipetistas” do Bolsonaro, como também o voto de lulistas no homem que bate duro no líder máximo deles. Como dizem por aí: é o verdadeiro samba do crioulo doido.