BOLSONARO PASSA LULA NO RIO, MAS CANDIDATO PODE SE DERRETER EM 2018

Deputado Jair Bolsonaro e ex-presidente Lula – Fotos: Michel Filho/Agência O Globo e Divulgação

De acordo com levantamento da Orbe Pesquisa e Comunicação divulgado neste domingo (05/11) pela Coluna Informe, do jornal O Dia, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) já ultrapassou o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, no Rio de Janeiro.

Na simulação espontânea, Bolsonaro é citado por 19,1% dos entrevistados. Lula tem a preferência 18,9%. Em terceiro lugar, Marina é lembrada por apenas 3,2% das pessoas.

Essa liderança de Bolsonaro no Rio não chega a ser nenhuma novidade. Sua popularidade é visivelmente constatada no território fluminense, onde se ouve muito seu nome pelas ruas, bares, transportes coletivos, igrejas , entre outros locais. Vale destacar ainda que sua base eleitoral está fundamentada em nosso Estado.

No entanto, não se pode dizer que a situação do Bolsonaro é completamente favorável. Por enquanto, o cenário é de pré-campanha eleitoral. O bicho vai pegar mesmo é na campanha oficial.

Embora sua popularidade não para de crescer em todo o país, o pouco tempo de TV poderá derretê-la.

A Folha de São Paulo fez uma projeção sobre o tempo de televisão dos principais candidatos à Presidência em 2018. No caso de Bolsonaro, ele teria apenas 10 segundos em cada bloco – um à tarde e outro à noite, nas terças, quintas e sábados dos 37 dias que antecedem o 1º turno.

Como a campanha do ano que vem promete ser uma das mais agressivas de todos os tempos, Bolsonaro não terá tempo suficiente para se defender dos ataques na TV.

As redes sociais têm sido apontadas como alternativa para compensar o pouco tempo na TV. De fato, as redes sociais já provaram seu poder de fogo. Se Bolsonaro hoje tem toda essa força eleitoral é graças à mobilização de seus seguidores nas mídias sociais. Entretanto, a TV ainda tem muita importância e um poder de influência incomensurável.

Bolsonaro está agora entre a cruz e a espada. Vai ter que analisar muito bem se filia ou não à uma legenda nanica.